DIA DE CAMPO MANEJO DE INVERNO - AVICULTURA - JATAI-GO

Mais uma etapa do treinamento de manejo de inverno oferecido pela BRF Brasil Foods S.A ao Avicultores e granjeiros da cidade de Jataí - GO e região. O evento teve inicio as 13:00 horas na granja do senhor Luciano Vilela arrendada para o senhor Volmir Leandro Koch um dos maiores produtores avícola de Jataí pois detêm inúmeros aviários arrendados. Durante o encontro foi abordado a importância na revisão dos equipamentos do sistema de aquecimento onde foi reforçado a necessidade de manter uma pressão correta na saída do reservatório de gás trabalhando a 2,0 kw e no quadro de gás que distribui para as campanulas da marca GSI Agromarau a 1,5kw, Big Dutchman a 1,1 e Tecnoesse a 0,9kw.
Foi aconselhado também a não misturar as campanulas de marcas diferentes no mesmo aviário pois trabalham em pressão diferentes podendo derreter as peças internas e externas. Apresentaram as campanulas existentes no mercado onde destacaram a da marca GSI como a melhor que vai além da durabilidade, ótimo funcionamento e baixo índice de revisão.
Segundo momento foi apresentado vários frangos com diferentes problemas que causaram descarte total ou parcial decorrente de doenças como a Ascite que é o acumulo de liquido na cavidade abdominal do frango, inflamação nos pés do frango causando calos que é a principal matéria prima de exportação, asfixia causada por auto índice de CO2 que faz com que a ave sinta sono e perca a vontade comer e ingerir liquido causando uma má conversão alimentar entre outras doenças. Foi apresentado a inclusão de uma motobomba elétrica para fazer o resfriamento do animais onde ficará acoplada ao caminhão que terá um sistema de gotejamento sobre as caixas e um carrinho para fazer a aplicação do papel da pinteira onde libera o mesmo através de cavalete tapando as bordas.
Terceiro momento foi ressaltado pelos extecionistas para que se dê um foco a mais quanto ao bem estar animal, pois nesse período as variações de temperatura chama a atenção pois deve ser levada a sério pois não adianta na parte inicial o animal ter uma excelente partida e do meio ate final do lote sofrer por falta de ventilação, aquecimento atrapalhando o sucesso da companhia e dos envolvidos.